Nesta semana, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou uma operação com foco na repressão a furtos de gado ocorridos entre março de 2024 e janeiro de 2025, no município de São Gotardo, região do Alto Paranaíba.

Durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão, foram arrecadadas munições de arma de fogo, e um homem foi preso em flagrante pelo crime de posse ilegal de munição.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da Polícia Civil, a ação é fruto de investigações conduzidas pela Delegacia em São Gotardo, que apuraram uma série de ataques a propriedades rurais localizadas na região do Paredão e no distrito de Três Capões. Os relatos envolvem crimes de abate clandestino, disparos de arma de fogo contra animais e subtração de bovinos, possivelmente destinados à revenda ilegal de carne.

Os trabalhos policiais também buscaram localizar provas e elementos que auxiliem na elucidação dos furtos registrados por diversas vítimas. As propriedades afetadas apresentavam características semelhantes de invasão, com indícios de transporte irregular de gado e possível receptação.

As investigações seguem em andamento com o objetivo de identificar e responsabilizar todos os envolvidos. A Assessoria da Polícia Civil destacou que denúncias anônimas podem ser feitas por meio do Disque-Denúncia 181.